sábado, 31 de janeiro de 2015

Descanso

Paulo César está preso no final de semana.
A semana passou rápido demais. Procurou aproveitar cada momento como se fosse o último de sua vida. Utilizou o horário comercial o melhor que pode: visitou clientes, preencheu documentos, fechou novos contratos e, mesmo nos minutos restantes dos dias, fez ligações importantíssimas.
Como era bom terminar o dia com a sensação de ter produzido para a empresa. Paulo César era representante comercial de uma empresa de embutidos. Normalmente era sua foto que estava no mural de funcionário do mês. Quando não, ele ficava visivelmente incomodado e batalhava para que no próximo mês seu belo sorriso fosse estampado no lugar mais alto do pavilhão. E para garantir que não seria outro o contemplado com a homenagem, fazia ainda um lobby junto ao chefe.
E quando encerrava o expediente, ia para casa e dava uma esticadinha, adiantava o serviço do dia seguinte. Uma vez ligou para uma padaria às dez da noite querendo saber se eles estavam precisando da linguiça toscana ou calabresa.
- Boa noite! Quem?
- Gostaria de falar com quem?
- É da padaria?
- Sim, mas já fechou há duas horas.
- É sobre o tipo de linguiça que vocês querem pegar amanhã.
Desligaram.
Teve também a vez do barzinho.
- Alô! – disse Paulo César.
Do outro lado da linha estava um bêbado. Era Raimundo, que frequentava o local praticamente todos os dias e, por isso, já se achava tão íntimo do proprietário que até se metia a recepcionar clientes e atender telefonemas. Claro que só começava a fazer isso depois de algumas cervejas. Isso ia até que Seu Moraes o conduzia para fora e conversava um pouco com ele, que chorava suas mágoas ao único “amigo” que tinha.
- Aaalloou! – respondeu Raimundo.
“Nossa, que animação!”, pensou Paulo César. Como era bom falar com alguém tão bem disposto!
- Queria falar sobre aperitivos.
- Eeeu também! Pedi uma porção há uma hora e ninguém me serviu nada ainda! – respondeu Raimundo, que começou a frase empolgado e terminou muito irritado. Seu Moraes disse que o pedido já estava pronto e bem em frente ao Raimundo. Quando este viu, desligou o telefone e foi comer.
O problema de Paulo César era a família. Quando chegava em casa depois de um dia de dedicação e queria ampliar um pouco seus afazeres, lá vinha mulher e filhos querendo atenção. Era lâmpada para trocar, lição de casa para fazer, enfim, atenção para dar. Muitas vezes, ele chegava bem de mansinho e corria para o quarto, passando a chave bem rapidinho para não dar tempo de ninguém abrir a porta. Quando ele conseguia isso, era a glória! Sentava-se à escrivaninha e lá se iam mais algumas horas de produção. Quando achava que era hora de dormir, deixava a esposa entrar, afinal a cama era dela também.
Agora, tinha chegado a sexta-feira. Era sempre o mesmo drama. Ele não trabalhava, nem no sábado, nem no domingo. Ou seja, era obrigado a esperar a segunda-feira para voltar às atividades. Via-se obrigado a passear no parque, ir ao cinema, tomar um sorvete, ficar de bobeira, visitar familiares, almoçar na casa da sogra ou da mãe. Que dificuldade! Às vezes alguém lhe perguntava como estavam os negócios. Pronto, a salvação, a evasão, um oásis em meio a tanta inutilidade. Com avidez, Paulo César relatava tudo ao seu interlocutor, revelando até detalhes que, com certeza só interessam a ele. Geralmente, que puxava conversa com ele, se arrependia. Por isso, estava ficando cada vez mais raro: quem já sabia, evitava entrar no assunto. Como a família não era muito grande e os amigos escassos, tornava-se cada vez mais raro as oportunidades de ele discorrer sobre o que gostava.
Com a chegada do domingo à tarde, tudo melhora para Paulo César. Já dá até para fazer planejamentos. Ter uma ideia, ligar para o clube de idosos da cidade e tirar uma dúvida sobre uma venda que será feita lá nos próximos dias. A coordenadora atende, ao mesmo tempo que acompanha as pedras do bingo que estão sendo cantadas.
- Oi! – atende Dona Hilda.
- Boa noite! Aqui é o Paulo César da Frios & Frios. Gostaria de confirmar o número de pacotes de presunto que entregarei na quarta para a senhora.
- Vinte e cinco – reponde solícita a Dona Hilda.
- Bingo! – gritou Seu Etelvino, confuso.
Até explicar para ele a situação, deu tempo de todo mundo fazer um lanche. Sem presunto, ainda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário