domingo, 30 de junho de 2013

Dan X Dante

Vi uma entrevista do Dan Brown, na televisão, sobre seu novo livro, Inferno. Fiquei cismado. A repórter perguntou sobre quais tipos de livros ele gostava de ler. A resposta foi que sua preferência era por textos informativos, realistas. Ou seja, o referido escritor não curte muito literatura.
Não citou Hemingway ou Dickinson (seu conterrâneos), Dostoiévski ou Kafka, Gabriel Garcia Marquez ou Fernando Pessoa. Nem mesmo Dante Alighieri! Será que ele leu a Divina Comédia? Será que ele conseguiu adentrar os níveis dantescos, contados em tercetos, poeticamente?
Acho que não. E o porquê da minha afirmação é fácil de explicar: Dan Brown não produz arte. Literatura é arte. O que ele faz é contar histórias, sem preocupação com o bom uso das palavras. E como as coisas do mundo são paradoxais, ele decide escrever a partir de poesia, talvez o gênero literário mais complexo de todos.  
Espero que, pelo menos, os muitos seguidores de Robert Langdon – personagem das tramas de Brown – possam se interessar um pouco por Dante (o escritor e o personagem).
Eu leio Dante Alighieri, mas não leio Dan Brown. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário